Rua Brigadeiro Franco, 974 Curitiba, PR 80430-210
41 3322-9696 / whatsapp 99694-4948

Caxumba

Caxumba

A caxumba é uma doença grave, causada por um vírus que acomete caracteristicamente as glândulas produtoras de saliva.

Os sintomas mais comuns da doença são: aumento do volume das glândulas salivares, dor na face, dor de cabeça, dores no corpo e febre.
As complicações mais graves são raras, mas podem ocorrer. Entre elas, inflamação nos testículos, inflamação nos ovários em mulheres acima de 15 anos, inflamação do pâncreas, surdez, inflamação nas meninges causando meningite.

A transmissão se dá principalmente através do ar ou diretamente por gotículas contendo o vírus ou pela saliva. É considerada altamente contagiosa, costumam ocorrer surtos, principalmente no inverno e na primavera e as crianças são as mais atingidas. É importante destacar que a pessoa com caxumba é capaz de transmitir o vírus cerca de uma semana antes de aparecer os sintomas e até nove dias depois destas manifestações.

A caxumba na gestação pode causar aborto espontâneo, defeitos congênitos, espinha bífida e deformidades auditivas e óticas.

A prevenção da doença é exclusivamente através da vacinação, ela esta indicada a partir do primeiro ano de vida, sem limite de idade.  Pessoas que nunca tiveram caxumba, nem tomaram a vacina, devem ser vacinados. Para mulheres após receber a vacina, aguardar 3 meses para engravidar.

Vale lembrar que: Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, pessoas imunodeprimidas, não devem receber esta vacina.

Conheça todas as Vacinas do Cevacine.

Confira também os sintomas e quando devem ser aplicadas.