
Febre Amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda, não contagiosa, é transmitida através da picada de mosquitos infectados.
Existem dois tipos da Doença:
- Febre Amarela Silvestre: acomete os macacos, eles são o hospedeiro do vírus, é transmitida pela picada do mosquito Haemagogus e Sabethes a outros macacos ou a seres humanos não vacinados. Uma vez que o animal é infectado, torna-se vetores do vírus para sempre.( ciclo de transmissão macaco-mosquito-homem).
- Febre Amarela Urbana: é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, a chikungunya e a zika. Ele vive nos arredores das casas em depósitos de água parada e ataca principalmente no começo da manhã e no final da tarde. Os macacos não estão envolvidos nesse tipo de transmissão. Ela ocorre quando o mosquito pica uma pessoa doente (o homem é o único hospedeiro do vírus nas cidades) e depois ataca uma pessoa saudável que não foi vacinada (ciclo homem-mosquito-homem).
Importante ressaltar que, embora os mosquitos envolvidos na transmissão da febre amarela sejam diferentes, nos dois casos, o vírus e as manifestações clínicas da doença são absolutamente idênticos.
Os sintomas mais comuns é febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dores no corpo, pele, olhos amarelos e hemorragias de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina.
É endêmica na África e nas matas da América do Sul, a doença atinge vários países, inclusive as zonas urbanas e na América do Sul, é transmitida por mosquitos silvestres.
A Vacinação pode ser administrada a partir de 1 ano de idade, sem limite de idade. (acima de 60 anos verificar com o médico), mulheres grávidas, ou com suspeita de gravidez, imunodeprimidos, não devem receber a vacina.