Rua Brigadeiro Franco, 974 Curitiba, PR 80430-210
41 3322-9696 / whatsapp 99694-4948

Febre Tifóide

Febre Tifóide

A Febre Tifóide é uma doença bacteriana aguda, causada pela Salmonella Typhi, que difere da maioria das outras espécies de salmonela por infectar somente seres humanos. Após invadir a parede intestinal e alcançar a circulação sanguínea, a bactéria pode invadir qualquer órgão e multiplicar-se no interior de células de defesa, a presença da bactéria no sangue determina o início dos sintomas.

O modo de transmissão da doença é por via ( fecal /oral), principalmente através da ingestão de água ou de alimentos contaminados com fezes humanas ou com urina contendo Salmonella Typhi. Pode ser transmitida também pelo contato direto (mão/boca) com fezes, urina, secreção respiratória, vômito ou pus de um indivíduo infectado. Este indivíduo pode eliminar a bactéria, nas fezes e na urina, por um período de até 3 meses, independentemente de apresentar os sintomas da doença. Portadores crônicos podem transmiti-la por até um ano.

Os sintomas mais comuns são: febre alta, dores de cabeça, mal-estar geral, falta de apetite, diarreia e tosse seca, podendo aparecer manchas rosadas no tronco.

A vacinação contra febre tifóide é recomendada para pessoas sujeitas a exposições excepcionais como os trabalhadores que entram em contato com esgotos, para aqueles que ingressem em zonas de alta endemicidade como por ocasião de viagem, e ainda, para quem vive em áreas onde a incidência é comprovadamente alta.

Conheça todas as Vacinas do Cevacine.

Confira também os sintomas e quando devem ser aplicadas.