Rua Brigadeiro Franco, 974 Curitiba, PR 80430-210
41 3322-9696 / whatsapp 99694-4948

Haemophilus Influenza B

Haemophilus Influenza B

A doença por Haemophilus influenzae tipo b ou hemófilo b (Hib) é uma doença séria provocada por bactérias. Normalmente afeta crianças com menos de 5 anos de idade. Ela também pode afetar adultos com certos problemas médicos.

A criança pode contrair doença por hemófilo b por contato com outras crianças ou adultos que podem ser portadores da bactéria sem saber.

Elas são transmitidas de pessoa a pessoa por via respiratória (gotículas de saliva, beijo, etc.). Se as bactérias permanecerem no nariz e na garganta da criança, ela provavelmente não adoecerá. Mas às vezes, as bactérias se espalham para os pulmões ou para a corrente sanguínea e nessa situação o hemófilo pode causar problemas sérios. Isso é chamado de doença invasiva por hemófilo.

Nos casos mais grave da doença, pode causar meningite, pneumonia, otite, infecções no nariz, garganta, pele e articulações.

O sintoma mais comum é a rigidez na nuca, porém, outros sintomas também são clássicos como, febre, dores de cabeça, vômitos, convulsões e em casos mais graves, paralisias. Em crianças menores, o quadro pode ser notado por choro constante, irritabilidade e abaulamento na moleira.

A prevenção é dada pela aplicação da vacina contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e Salk (Pentavalente), que é administrada em crianças a partir de 2 meses de idade.

Conheça todas as Vacinas do Cevacine.

Confira também os sintomas e quando devem ser aplicadas.