Rua Brigadeiro Franco, 974 Curitiba, PR 80430-210
41 3322-9696 / whatsapp 99694-4948

Hepatite A

Hepatite A

Hepatite A é uma doença provocada por um vírus que pode causar inflamação e necrose do fígado comprometendo sua função e aumento de tamanho.

Os primeiros sinais de infecção são: febre, fadiga, vômito e diarreia. Após 1 ou 2 semanas, o fígado aumenta de tamanho e pode ocorrer icterícia (pele e olhos amarelados), a urina escurece e as fezes ficam claras ou brancas durante o período da icterícia. Em alguns casos, algumas pessoas com hepatite A podem não apresentar sintomas, porém podem continuar infectadas e transmitir os vírus para outras pessoas.

A hepatite A tem duração de 3 a 6 semanas, afastando os indivíduos de suas atividades rotineiras, em alguns casos os sintomas se prolongam por até 6 meses.

O vírus se multiplica no fígado e é eliminado pelas fezes. Desta forma, ele normalmente entra no organismo pela boca e é transmitido através de alimentos, água ou objetos contaminados com fezes ou secreções do trato gastrintestinal. O vírus pode ser disseminado pelas mãos de pessoas infectadas por contato direto ou também pela manipulação de objetos contaminados.

A doença não tem tratamento específico. Durante a fase aguda da doença, os indivíduos devem ser afastados da comunidade (creches, escolas, trabalho).

A melhor forma de prevenir essa doença, é através da vacina contra Hepatite A, que pode ser feita a partir de um ano de idade e em adultos pode ser administrada junto com a vacina contra Hepatite B (Hepatite A+B combinada).

Conheça todas as Vacinas do Cevacine.

Confira também os sintomas e quando devem ser aplicadas.