
Hepatite B
A Hepatite B é uma doença grave, causada por vírus e ocasiona inflamação do fígado.
O Vírus da Hepatite B pode ser encontrado em todos os líquidos orgânicos (sangue, urina, lágrima, sêmen, secreção vaginal, leite, bile, sucos digestivos), raramente nas fezes.
A transmissão é predominantemente sexual, parenteral e vertical; embora a infecção por meio da forma fecal-oral possa ocorrer com raridade.
A presença dos sinais e sintomas pode variar dependendo da idade, sendo que, a maioria das crianças com menos de 5 anos e adultos imunossuprimidos recém infectados são assintomáticos (não apresentam sintomas), enquanto 30% a 50% das pessoas com idade acima de 5 anos possuem sinais e sintomas iniciais.
Os sintomas da hepatite B aguda, podem incluir:
- Febre, fadiga, perda de apetite, náusea, vômitos, dores abdominais, urina escura e dor nas articulações.
A Hepatite B pode se tornar crônica, onde os doentes correm o risco de desenvolver doença hepática potencialmente fatal,(cirrose ou câncer de fígado). O doente crônico pode transmitir a doença durante a vida toda, sem saber que estão contaminados.
O mais importante avanço no controle da infecção é a vacinação. A vacina contra a hepatite B é altamente imunogênica, protegendo a maioria das crianças e dos adultos após a vacinação completa. Em recém-nascidos, a primeira dose deve ser aplicada logo após o nascimento, nas primeiras 12 horas de vida. Em adolescentes e adultos nunca vacinados, pode ser administrada junto com a vacina contra Hepatite A (Hepatite A+B combinada), ou apenas a vacina Hepatite B.