Rua Brigadeiro Franco, 974 Curitiba, PR 80430-210
41 3322-9696 / whatsapp 99694-4948

HPV Papiloma Vírus Humano

HPV Papiloma Vírus Humano

O HPV é transmitido por um vírus Human Papiloma Vírus, também conhecido por “Crista de Galo” O Vírus vive na pele e nas mucosas dos seres humanos; vulva; vagina; colo do útero e pênis.

É altamente contagioso e afeta tanto homens quanto mulheres, se não for tratado pode causar displasia cervical, câncer de colo uterino invasivo, câncer da vulva, câncer vaginal, câncer de pênis, câncer de ânus e verrugas genitais.

Existem mais de 200 tipos identificados, sendo que 40 tipos tem preferência pela região genital e 15 tipos podem desenvolver doenças. Os tipos 6 e 11, são os maiores causadores das verrugas em torno de 90% dos casos, são identificados pelos subtipos 6 e 11, sendo que 70% dos tipos 16 e 18 também são causadores dessas lesões.

Nos Homens é semelhante ao HPV na mulher, na grande maioria é assintomático, apesar do vírus estar presente na pele do órgão genital e poder ser transmitido para outros, por meio do contato íntimo.

A principal via de infecção é transmissão sexual, mas a infecção pode ocorrer também por meios não sexuais como da mãe para os recém-nascidos, compartilhamento de roupas íntimas, toalhas, sabonetes e vasos sanitários.

A Vacinação pode ser realizada tanto em Mulheres quanto Homens, de 09 á 45 anos. A vacina é Quadrivalente, previne os tipos mais circulados sendo eles ( 6 / 11 / 16 /18 ).

Quem já teve contato com o vírus e realizou o tratamento, pode conversar com o seu médico e avaliar a vacinação como medida de prevenção para evitar a reincidência do vírus.

O esquema completo conforme indicado em bula é de três doses, se faz necessário seguir a posologia para evitar o aparecimento de verrugas genitais, caso não seja realizado todas as dosagens.

Conheça todas as Vacinas do Cevacine.

Confira também os sintomas e quando devem ser aplicadas.