
Poliomelite
Poliomielite ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar ou não paralisia.
A multiplicação desse vírus começa na garganta ou nos intestinos, locais por onde penetra no organismo, seguindo para corrente sanguínea e podendo atingir o cérebro.
Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia flácida em um dos membros inferiores. A doença pode ser mortal, se forem infectadas as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição.
Em mulheres grávidas, o poliovírus pode atravessar a membrana placentária, causando doença grave no recém-nascido.
A maioria dos infectados desenvolvem doença leve, com febre, mal-estar, irritação das orofaringe, anorexia e cefaleia, pode ocorrer da doença evoluir para um quadro de meningite asséptica. Alguns pacientes infectados, após a meningite asséptica, evoluem com lombalgia e mialgia graves, bem como fraqueza motora.
Existem dois tipos de vacina disponíveis:
- Vacina VOP (oral ou Sabin), contendo poliovírus em forma atenuada.
- Vacina VIP (injetável ou Salk), contendo poliovírus em forma inativada.
Em crianças, a prevenção é dada pela aplicação da vacina contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e Salk (Pentavalente) ou ( Hexavalente), que é administrada em crianças a partir de 2 meses de idade.