Rua Brigadeiro Franco, 974 Curitiba, PR 80430-210
41 3322-9696 / whatsapp 99694-4948

Rotavírus

Rotavírus

É uma doença infecciosa causada pelo vírus do gênero rotavírus, há diferentes tipos de rotavírus em circulação, porém os tipos G1, G2, G3, G4 e G9 causam mais de 95% das infecções em todo o mundo.

O rotavírus é a causa mais frequente de diarreia, vômito e/ou febre em crianças. A infecção por rotavírus afeta fundamentalmente crianças menores de 5 anos de idade, concentrando-se nos menores de 2 anos.

Uma primo-infecção poderá aparecer com vômitos profusos, diarreia líquida com ou sem mucosidade e febre que pode ser de até 40°C ou mais.

O risco mais significativo é a desidratação que se apresenta no lactente menor durante a etapa de vômito e diarreia, o espectro clínico pode, no entanto, variar de uma infecção assintomática a uma diarreia leve; podendo evoluir para um quadro mais grave.

Sua transmissão se dá através do contato direto com a pessoa infectada, ingestão de água contaminada, consumo de alimentos contaminados, contato direto com objetos contaminados e através do contato com fezes, uma vez que há uma alta concentração do vírus causador desta doença nas fezes do doente.

A vacinação previne cinco sorotipos, é a vacina pentavalente, que protege os sorotipos G1, G2, G3, G4 e G9.(Disponível apenas na rede privada). A vacinação é exclusiva para crianças iniciando o esquema vacinal a partir de 2 meses de idade. Crianças maiores de 8 meses, não podem ser mais vacinadas.

Conheça todas as Vacinas do Cevacine.

Confira também os sintomas e quando devem ser aplicadas.