Rua Brigadeiro Franco, 974 Curitiba, PR 80430-210
41 3322-9696 / whatsapp 99694-4948

Rubéola

Rubéola

Rubéola é uma doença causada por um vírus, que afeta crianças e adultos, está entre as chamadas doenças da infância, é contagiosa, a pessoa doente pode apresentar manchas avermelhadas na pele, começando no pescoço, e pode se alastram para o tronco, pernas e braços, geralmente desaparecem em 24 horas. O vírus multiplica-se na faringe e nos órgãos linfáticos, em seguida é disseminado para pele através do sangue, o período de incubação é de duas a três semanas. O risco de contágio é maior durante o período de exantema cutâneo.

Os primeiros sintomas são: Febre, dores de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, prostração e corrimento nasal. Essas manifestações aparecem 18 dias após a infecção e podem ser confundidas com as de uma gripe. Outros sintomas são o aumento dos gânglios linfáticos no pescoço, manchas cor-de-rosa cutâneas, vermelhidão dos olhos e pele seca.

A rubéola ocorre apenas uma vez na vida, a infecção pelo vírus durante o primeiro trimestre gestacional poderá desenvolver a Síndrome de Rubéola Congênita. Isso significa que se uma mulher contrair a doença durante a gravidez, o bebê pode apresentar má-formação, que pode incluir problemas cardíacos, cegueira, surdez e retardo mental, ou ainda risco de aborto espontâneo.

O período de transmissão varia de 5 a 7 dias antes e após o aparecimento do exantema, a transmissão ocorre por contato com secreções nasofaringes de pessoas infectadas.

A prevenção se dá através da vacina Tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), pode ser administrada para todas as idades ou a vacina Tetra Viral ( Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela) que pode ser administrada de 9 meses até 12 a 11 meses e 29 dias.

É contra indicado vacinar imunodeprimidos.

Ideal ter um prazo de 30 dias entre a vacina da Febre Amarela, pois pode haver diminuição na eficácia do Sarampo. Lembrando que vacinas atenuadas (vírus enfraquecido) ou se faz no mesmo dia, ou intervalo de 30 dias entre elas.

Após receber a vacina, aguardar 3 meses para engravidar.

Conheça todas as Vacinas do Cevacine.

Confira também os sintomas e quando devem ser aplicadas.