Rua Brigadeiro Franco, 974 Curitiba, PR 80430-210
41 3322-9696 / whatsapp 99694-4948

Sarampo

Sarampo

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Morbili vírus, com alta taxa de transmissibilidade, potencialmente grave. Em gestantes pode provocar aborto ou parto prematuro.

Os sintomas inicias são febre alta, tosse constante e rouca, coriza, conjuntivite, hipersensibilidade a luz, manchas brancas na mucosa da boca, posteriormente manchas avermelhadas na pele, sendo iniciado no rosto e progredindo em direção aos pés, com duração de três dias e desaparecendo na mesma ordem do aparecimento. As complicações podem deixar sequelas graves, até mesmo fatais.

A transmissão é dada de pessoa para pessoa de 2 a 4 dias antes do aparecimento das manchas, até que desapareçam por completas, transmite através de secreções nasofaringes expelidas ao tossir, espirrar e falar, sendo possível também por dispersão do vírus em locais fechados.

Pode prevenir a doença através da vacina Tríplice Viral (vacina contra Sarampo, Caxumba e Rubéola), indicada a partir do primeiro ano de vida, sem limite de idade.

Mulheres grávidas, ou com suspeita de gravidez, imunodeprimidos, não podem receber a vacina. Ideal ter um prazo de 30 dias entre a vacina da Febre Amarela, pois pode haver diminuição na eficácia do Sarampo.

Lembrando que vacinas Atenuadas (vírus enfraquecido) ou se faz no mesmo dia, ou intervalo de 30 dias entre elas.

Após receber a vacina, aguardar 3 meses para engravidar.

Conheça todas as Vacinas do Cevacine.

Confira também os sintomas e quando devem ser aplicadas.